quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Onde andam os ingleses?

Diz-se que Portugal e a Inglaterra possuem a mais antiga aliança diplomática do mundo entre Estados. Data de 1386 o “Tratado de Windsor”, mas há quem diga, que ele foi firmado já em cima de um outro que vinha de 1294.

Este Tratado, com algumas adaptações, ainda válido, “estabelece um pacto de apoio mútuo entre Portugal e Inglaterra”.

À sombra deste Tratado, ao longo da história, pôde Portugal desfrutar da «nobre protecção» do reino de sua majestade, sempre que este “rectangulozinho” foi ameaçado, ou posto em causa, na sua independência por hostilidades ou inimizades de potências exteriores. Livraram-nos assim os amigos ingleses, sucessivamente, de Castela (1383-1411), dos Habsburgos (1640-1668), de Napoleão (1806-1810), dos Alemães (1914-1918).

Talvez não fosse má ideia, nos tempos que correm, invocar essa velha Aliança, para que “os bifes” nos venham salvar mais uma vez, da terrível ameaça “Troicana”, e devolver a independência nacional a estes velhos amigalhaços

Entretanto, avisamos desde já, que desta vez não poderemos pagar os vossos favores com as nossas cortiças, porque os sobreiros deu-lhes a filoxera; nem com sal, porque o oceano anda muito poluído e a ASAE fiscaliza tudo; azeites já não temos, porque a CEE obrigou-nos a arrancar as oliveiras; os vinhos (do Porto e outros), precisamos deles para nosso consumo; os metais preciosos, já não vêm do Brasil; tecidos e tapeçarias indianas da mais alta qualidade, agora só temos dos chineses; a pimenta, o cravo-da-índia, a canela, a cochonilha, o ébano, e a noz-moscada, estão em desuso; o/a benjoim já pouco se aplica, pois os perfumes agora têm outros aromas da moda; as porcelanas chinesas usam mão-de-obra infantil; e quanto aos dentes de elefante, agora estão proibidos pela protectora dos animais.

Convém ainda referir, para não vos enganarmos, que já não temos para saque ou rapto a “Nau Madre de Deus” (o maior navio do mundo do seu tempo), porque vocês já nos a roubaram em 1592, juntamente com aquele Documento impresso em Macau em 1590, e que continha toda a informação preciosa sobre o comércio português na China e no Japão e que, vos permitiu, roubar-nos esse negócio de seguida; Da Ammaia? Só se levarem alguns pedregulhos que por lá abundam, pois as 3 dezenas de estátuas romanas já vocês levaram em 1810; e nem tão pouco o Mapa cor-de-rosa já é nosso, por isso escusam de nos fazer qualquer Ultimato.

Mas se mesmo assim nos quiserem resgatar, a malta agradece e oferece um pouco do nosso sol, porque os Alemães, parece que não o merecem!

1 comentário:

Jorge Miranda disse...

Onde sempre andaram; a tratar dos seus interesses...