sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Haverá coragem?...

Fui hoje surpreendido com esta notícia, que pode ler aqui: Comissão decide remédios a receitar no SNS.

Paulo Macedo, ministro da saúde não foi, nem é, uma personagem da minha simpatia, e sem eu saber lá bem porquê. Possivelmente é daquelas coisas do foro da área da “simpatia”, uma pessoa com quem não engraçamos. Mas, gradualmente, tem-me vindo a conquistar, e se isto for verdade, e a isto juntar a exclusividade médica no SNS, tiro-lhe o chapéu, e, o Serviço Nacional de Saúde estará, possivelmente salvo para mais uma dezena de anos.

Um dos grandes problemas da saúde em Portugal é permitir que lobos e cordeiros andem à solta na floresta. Os portugueses têm direito a ter um SNS que responda aos seus principais problemas de saúde, mas não sem limites. Os portugueses têm o dever de exigir um SNS que possam pagar e de acordo com o que produzimos. Os portugueses não podem ter um SNS que esteja  a jeito de desvarios e vaidades da classe médica, que acha que o seu ESTATUTO, só por si, lhes dá direito à liberdade de fazerem o que querem e muito bem entendam, com o dinheiro dos contribuintes, nomeadamente em medicação e exames complementares. Se querem ser profissionais livres, a porta é a privada. Mas uma privada total, não onde movem os "dois carrinhos",  e suportada pelos pagadores de impostos.

A medida agora anunciada poupará, se bem aplicada, milhões de euros aos contribuintes e, a verdadeira saúde dos portugueses não se ressentirá. Vá em frente Sr. Ministro, para além desta acrescente-lhe:

- Quem quer serviço público, fica com exclusividade. Quem não quiser, a porta de saída é a privada, mas sem misturas;

- Instituição do Enfermeiro de Família, com autonomia total na Prevenção Primária, e quase total nos Cuidados Continuados;

Arrisca-se a passar à história como um dos melhores ministros da saúde!!!

Sem comentários: