domingo, 8 de setembro de 2013

8/9 dia de nossa senhora da estrela...


Já que não lhe encomendarei missa por minha morte, como em 1810 fez o meu antepassado José Gonçalves Bugalhão no seu testamento, resta-me em vida, e no dia da sua festa, deixar-lhe esta singela homenagem. Mesmo que a minha devoção, muita não seja, pelo respeito e consideração a todos os meus conterrâneos que nela crêem...

 "Nossa Senhora da Estrela prometi já cá estou, venho cumprir a promessa a quem das sortes me livrou. Tenho uma saia amarela, tenho um avental bordado, para ir à Senhora da Estrela arranjar um namorado.

Nossa Senhora da Estrela senhora tão pequenina, comadre da minha mãe, senhora minha madrinha.

Nossa senhora da Estrela com seu manto azul dourado, pôr-vos-ei o meu colar, se me deres um namorado. Nossa Senhora da Estrela tem água e sol na mão, para dar aos marvanejos quando vão em devoção.

Nossa Senhora da Estrela a calçada pedras tem, se não fizesses milagres já cá não vinha ninguém. Senhora da Estrela casai as moças, que os homens baratos estão, no dia da sua festa, são três, por um tostão."


Sem comentários: