quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O “Voto da Polémica” na freguesia de Santa Maria de Marvão


Breve explicação do sucedido:

Nesta freguesia, após apuramento pela Mesa Eleitoral, verificou-se existir um empate (134 votos) entre o PS e o PSD. Após recontagem, um dos votos considerado "nulo", foi aceite como válido pela Mesa, e contabilizado para o PS, o que lhe daria a vitória. O PSD apresentou protesto, considerando que o “voto era nulo”.


Ao vir aqui postar este tema: - “O voto da polémica”, faço-o apenas em nome da informação a todos aqueles que visitam este espaço. Não emitirei qualquer opinião, por agora. Mas tenho opinião. Se o não faço, é por respeito a todos os envolvidos. Aliás em 2001, também eu me vi envolvido numa polémica parecida em Santo António das Areias, ao protestar um voto que eu considerava “nulo” (pois tinha duas cruzes em partidos diferentes), mas que a Mesa Eleitoral, nessa altura, queria contabilizar para uma das forças concorrentes.

Nessa situação, a Assembleia de Apuramento Geral deu-me razão por unanimidade, tal era a evidência do meu protesto. A Assembleia (e o Juiz da altura) considerou não haver qualquer dúvida que a caneta que tinha feito uma “cruz”, tinha feito a outra (a tinta parecia ser a mesma e a qualidade do traço era idêntica). Na altura não tive a defesa de ninguém, nem daqueles que representava, nem a pedi. Perante acusações bacocas, dos do costume, a minha inocência, consciência, honestidade, e postura, pensei serem suficientes. E foram.
Não sei é se os acusadores terão ficado tão bem assim com a sua consciência!

Mas a consequência, na repetição eleitoral que se veio a realizar, foi esmagadora para a força política, que já se sabia então,ter ganho a Câmara Municipal. É assim, o povo, gosta que as suas freguesias joguem no clube da Câmara! Isto pode voltar a suceder, mas politicamente, ai, ai! E quem aceita uma vitória numa situação destas, deve ter muita vontade de poder.

Por agora, e para vossa informação, aqui fica uma cópia do Voto da Polémica (que é público), e a versão do Director de Campanha  do PS à Rádio Portalegre, sobre o sucedido. Cada um que julgue por si. 

A lei é a lei. E a ética? Isso é outra coisa...


(O dito cujo. O objecto do protesto é apenas o traço à direita do quadrado do PSD, as assinaturas no canto superior direito são posteriores e pertencentes aos escrutinadores)



Record audio or upload mp3 >>
(Para ouvir carregar na seta)


Sem comentários: