sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Balanços 2013: Geral


"....porque, se fosse ao contrário, se calhar não escrevia, não é? A gente escreve para gostarem de nós. Quando o Mozart, aos 5 anos, tocou para a corte francesa, ele foi a correr sentar-se ao colo da Maria Antonieta e pediu-lhe "aimez moi!". 

(António Lobo Antunes)

Mais um ano que está a chegar ao fim. 2013 foi o ano de afirmação da minha Retórica Bugalhónica, depois da reforma, possivelmente definitiva, do projecto colectivo em que participei, que foi o Fórum Marvão. Isto dos blogues, é um bocado como os projectos musicais, em que se junta um grupo de músicos e formam um “conjunto”, mas pouco a pouco, cada elemento vai tomando o seu rumo e fazendo o seu percurso a solo.

Na escrita, e mais uma vez como na música, por mais que alguns queiram fazer crer, que compõem ou escrevem para si próprios, creio que, no fundo, todos gostamos de ser lidos ou ouvidos, e, neste desiderato a Retórica, atingiu este ano, valores muito acima do que vinha sendo hábito e que eu próprio estimava. Isso deixa-me satisfeito, e é um incentivo para continuar, independentemente, se agrado ou se enfado, nisso é que, garanto, me é completamente indiferente. O que me interessa é, sobretudo, agitar consciências, e contribuir para a reflexão e a análise do que me rodeia.

Nem sempre serei o dono da razão (nem ninguém o será jamais) mas certamente, tal, algumas vezes me assistirá. Mesmo quando denuncio e/ou acuso, procuro fazê-lo sempre fundamentando. Não tenho nunca em vista o ataque pessoal, mas sim os comportamentos ou actos daqueles que estão na administração da coisa pública, que foram os escolhidos, e que têm a obrigação de serem exemplares.

Assim, dos cerca de 34 000 visitantes que tem a Retórica nos seus 6 anos de existência, 21 500 (63%) fizeram-no durante o ano de 2013, o que demonstra, elucidativamente, a sua evolução, como se pode ver, em baixo, no Gráfico 1. Isto representa uma média de 1 800 visitantes/mês, e cerca de 60 visitantes por dia. O recorde de visitas foi atingido em Outubro de 2013 com um total de 3 620 visitantes.  


Gráfico 1 - Visitantes da Retórica Bugalhónica 


Fonte: Blogger


Desde 2007 aqui editei 350 Posts, que mereceram 265 comentários por parte dos visitantes. Os 5 Posts mais visitados de sempre, para quem quiser revisitar, foram os seguintes:

1º - Coisas muito feias (02/12/2013)
2º - Coisas giras vistas por aí (28/11/2013)
4º - O mundo dos outros (20/11/2013)

Algo que não posso deixar de referir também, que muito me honrou, foi o ter este pequeno Blogue pessoal, editado nos confins do mundo, sido aconselhado por um dos seus congéneres de referência a nível nacional, o Delito de Opinião, em 27/11/2013. Por tal, aqui agradeço publicamente ao Pedro Correia.  

O 2014 está já aí. Este é o meu espaço de ligação ao mundo, e a minha forma de exercer alguma cidadania. A todos que por aqui passam o meu muito obrigado, a porta está sempre aberta para todos....

4 comentários:

Luís Bugalhão disse...

Continua João. Bom ano de 2014.

João, disse...

Vou tentar. Obrigado, e um bom novo ano também para ti.

zira disse...

O mérito do blog é quanto a mim o fato de transmitir a sua opinião com informações fididignas e isentas.Além do mais prova também um trabalho de pesquisa que dá trabalho, além de uma seleção exaustiva para que todos possamos entender. POr mim só agradeço.Gosto de ser estar atenta ao que me rodeia.BOM ANO para si. Abraço.

Helena Barreta disse...

Da minha parte agradeço-lhe o que aqui partilha connosco.

Que o ano de 2014 seja tudo o que deseja.

Um abraço