segunda-feira, 31 de março de 2014

Campeões! Simplesmente...


Há cerca de 2 meses numa tertúlia futeboleira, falou-se que iria realizar-se um Torneio de Futsal (no meu tempo dizia-se futebol de salão), para não federados, em Santo António das Areias, organizado pela CM de Marvão.



F&A Seguros - Em cima: Nuno Macedo, Paulo David, Rui Canuto, Luís Barreto. Em baixo: Miguelito, João Carlos, Zé Domingos, Artur Costa e João Bugalhão. Faltam na foto Luís Reis e Luís Miguel.



O futebol sempre foi uma das minhas grandes paixões em todas as suas vertentes, sobretudo a sua prática. Não me tendo proporcionado a vida, a oportunidade de uma grande aprendizagem da sua praxis, já que a minha vida entre os 12 e os 20 anos foi trabalhar 9 horas por dia e estudar mais 5 horas nocturnas, não me restando assim tempo para a aprendizagem da modalidade que eu tanto gostava. No entanto, nesse tempo, era tão grande a paixão pela coisa, que enquanto trabalhava, e para matar o vício, cheguei a idealizar, mentalmente, jogos entre equipas constituídas por amigos meus, em que eu, durante os 90 minutos era, simultaneamente, treinador, jogador, e ainda realizava os relatos do jogo. Só quando cheguei aos 20 anos, a vida me proporcionou o prazer de voltar aos pontapés na bola, mas entretanto, a pouca habilidade inata tinha desaparecido, ficando apenas a vontade e o gosto, mas como diz o povo, nunca haveria de ser grande espingarda na arte.

Depois, durante 25 anos, fui tudo o que se possa ser na prática desta modalidade: jogador (com pobre carreira), massagista, treinador, psicólogo, educador, empresário, marcador do campo, roupeiro, motorista, tesoureiro, secretário, presidente de direcção, presidente de assembleia geral, e tudo o que se possa imaginar dentro de um clube de pequenas dimensões como era, e é, o Arenense, entrado sempre pela porta pequena. Só não sei se alguma vez saí pela porta grande, acho que não. Só sei que para mim foi compensador, uma grande experiência de vida. Oxalá que o tenha sido, também, para muitos daqueles que viveram comigo esses tempos.

Foi assim que quando ouvi falar desta iniciativa, e quando a minha idade já não vai para nova, me disse a mim próprio: - João, aqui tens a última oportunidade de fazeres umas das coisas que sempre te apaixonou, e se não for agora, nunca mais o será! E assim foi. Em 5 minutos convidei meia dúzia de amigos, a que mais tarde se juntaram mais 2 ou três, e aí fomos nós. Só que, infelizmente, e enquanto “jogador”, rapidamente concluí que a idade não perdoa, e á segunda tentativa, antes que saísse dali para a faca, o melhor seria sentar o cuzinho no mocho, que isso de correr atrás do esférico já foi.

Fora este pormenor, sem qualquer importância, o grupo reunido foi excepcional, se é que este adjectivo pode qualificar a equipa da F&A Seguros, que a uma jornada do fim é a vencedora deste Torneio.

Não vou dizer que o resultado competitivo não é importante, claro que é, pelo menos faz bem ao ego. Mas o mais importante para mim, para além da coordenação que fui fazendo do grupo, foi a humildade, a camaradagem, o saber estar, o respeito que tivemos de todas as equipas e da organização, e, o chegar ao fim de alguns jogos e recebermos os parabéns da arbitragem por terminarem sem qualquer falta.

Da minha parte, um obrigado a todos por mais esta vivência e experiência de vida.      



2 comentários:

Zé Domingos disse...

Convem lembrar que a nossa equipa tem a média de idades mais " cota ",mas nisto da bola a experiência ainda conta, e a humildade ainda mais.

Helena Barreta disse...

Parabéns.

Um abraço