sábado, 13 de setembro de 2014

Doutores, doutores, onde é que eles estão?


Numa altura em que tanto se discute as Ciências, a Investigação e o Desenvolvimento (até temos um Comissário europeu desta área), quase sempre o que chega ao público, sobretudo quando o “pilim” começa a escassear, é a tal estéril discussão dos financiamentos, não se discutindo a fundo a problemática e a política de uma área que é fundamental para a aquisição e criação de conhecimento e, consequentemente, tratar do essencial que o país necessita (não apenas da aquisição de “canudos”), e que será, sem qualquer dúvida, um investimento reprodutivo, e criador de riqueza para o país e/ou para o mundo.

Num país de “dotôres e engenhêros”, como se diz por aí, o que aqui se aborda não são os “doutores” das Licenciaturas ou Mestrados, o que aqui se trata são os “Doutoramentos” a sério, os produtores de novos conhecimentos. Daqueles que podem usar o título de Doutor, ou melhor, de Professor – Doutor.

Trago aqui este tema, depois de ter assistido na última segunda-feira ao Programa “olhos nos olhos” do Professor Medina Carreira, que teve como convidado o Investigador Professor António Coutinho, dos quais utilizo alguns dados aí apresentados, a que juntei mais alguns da minha pesquisa.

Nos últimos 15 anos, sobretudo na última década, e porque havia dinheiro a rodos (emprestado), privilegiou-se a quantidade e a massificação de doutorados, com cada um a escolher, a seu belo prazer, sem orientação, e sem se ter em conta as necessidades do país, tal como se fez em outras áreas de formação.

Tudo se pode investigar, parece ter sido a divisa. A maioria das vezes apenas para se ostentar o “canudo” como um troféu de caça. O país gastou muito dinheiro próprio nessas formações, e como o “bago" andava fácil, até os financiamentos dos Fundos Europeus para a área, foram negligenciados. Terá sido até, uma das poucas rubricas do Orçamento Europeu em que Portugal contribuiu mais do que beneficiou.

Se de facto formou bem e nas áreas que precisava? Duvido. Alguém que avalie os resultados. Mas vamos a alguns dados que aqui deixo para conhecimento e reflexão de cada um, e que, quando se fale de Ciência e Investigação, alguns de nós já possam ter uma opinião mais fundamentada. Replico assim, algum do conhecimento aí apresentado sobre: quem são, quantos são, e o que fazem os Doutores em Portugal, e, quanto custa o fruto de algum do seu trabalho.

Para aqueles que não se quiserem dar ao trabalho de ler todo o Post, aqui fica um breve Resumo.

- Em 2012, Portugal (na Europa a 23), é um dos países com menos doutorados por 1 000 pessoas em idade activa: 3,9 em 2009; 5 em 2012;

- Actualmente há cerca de 26 000 doutorados em Portugal. Destes, 16 100 (67%) doutoraram-se depois do ano 2000, uma média de 1 240 Doutores/ano. Só em 2012 doutoraram-se mais de 2 200 doutorandos.

- As áreas com mais doutorados são as Ciências Sociais e Humanidades. As Engenharias, as Tecnologias, e as Ciências da Vida e da  Saúde não vão além dos 32% do total de doutorados.

- Dos doutorados em Portugal, apenas 3% trabalham nas Empresas. A grande maioria dos doutorados em Portugal trabalha na área da Educação (80%).

- Portugal tem um dos mais baixos custos com Investigação. Entre 2007 e 2012 esse valor oscilou sempre entre 1,5% e 2% do PIB. Em 2012 foi de 1,5% a que corresponderam aproximadamente 2 476 milhões de euros. Só a Espanha e a Itália gastam tão pouco como nós na Investigação.

- Estes custos têm sido repartidos pelo Sector Público e pelo Sector Privado. Em 2012 o Sector Público contribuiu aproximadamente com 1 400 milhões (57%) de euros, e o Sector Privado com 1 076 milhões de euros (43%).

De acordo com alguns dados que recolhi, em 1999 Portugal tinha 8 700 pessoas Doutoradas. Mas em 2012 esse número já era de cerca 26 000. Em apenas uma década, o número de Doutorados triplicou. Digamos, de grosso modo, que foi muito o conhecimento adquirido. Possivelmente, como começámos tarde em relação a outros países, vamos a isto que é sempre a aviar! E, fomos, certamente, o país da Europa que mais Doutores formou em tão pouco tempo, digo eu.

No entanto, mesmo depois desta “fornada”, quando comparado com os outros países da Europa, como se pode ver no Gráfico 1, Portugal ocupava ainda em 2009 um dos últimos lugares, com apenas 3,9 Doutorados por 1 000 pessoas activas. Mas no final de 2012, esse indicador, já era de cerca de 5 Doutorados por cada 1 000 pessoas em idade de trabalho, o que nos fará subir 3 ou 4 lugares no ranking.

       Gráfico 1 – Doutorados por 1 000 activos 



No Gráfico 2 podemos verificar que, dos tais 26 000 Doutorados que existem actualmente, só entre 2000 e 2012 Portugal formou cerca de 16 100 novos Doutores, numa média de 1 240 novos produtores de novos conhecimentos, em cada ano que passou. Poderíamos até pensar que a coisa até nem foi nada mau, se por acaso tivesse existido planeamento, e uma política de formar o que o país necessitava para o seu desenvolvimento. 

Mas o que podemos ver ainda nesse Gráfico é que as áreas mais privilegiadas foram para as áreas Sociais e de Humanidades com 37% (Ciências da Educação, Sociologias, Psicologias, Economia, Comunicação, e afins); estas áreas foram o dobro dos Doutoramentos em Engenharias e Tecnologias (que foram de apenas 20%), e o triplo dos Doutoramentos em Ciências da Vida e da Saúde, que se diz serem as de maior futuro e necessidade (apenas 12% dos Doutoramentos).  


     Gráfico 2 – Doutoramentos Realizados e Áreas de Formação entre 2000 – 2012



Com a opção de formação por estas áreas, não será de estranhar onde iremos encontrar a trabalhar a grande maioria dos nossos detentores e replicadores de conhecimentos. Não será certamente em Empresas!

Não se julgue que estou a defender que a maioria devesse lá estar. Mas o que é discutível é de serem apenas uns escassos 3% dos Doutorados em Portugal a trabalhar em Empresas, isto é, cerca de 800 dos tais 26 000. É pouco, muito pouco, quando sabemos que são as Empresas as grandes produtoras de riqueza e, certamente, aquelas onde os novos conhecimentos são essenciais. Aliás, isso é visível quando comparamos com o que acontece noutros países com os doutorados nas Empresas:

- Espanha: 17%
- Bélgica: 32%
- Dinamarca: 36%
- Até a Hungria: 8%
E já nem quero falar da Suíça!

Assim sendo, onde trabalham afinal os doutorados em Portugal? 

No Estado, claro: Ou no Ensino ou Laboratórios Públicos. 

Repartidos assim: 80% no Ensino e Educação e 7% em Laboratórios Públicos. E ainda dizem que somos um país neo liberal!
  

  Gráfico 3 – Emprego dos Doutorados em Portugal e outros países, por sector de actividade.



Não sendo os únicos, a função principal dos nossos doutorados é produzir conhecimento, isto é a sua participação na Investigação e no Desenvolvimento (I&D), convirá assim ter uma ideia de quanto é que o país despende nestas actividades, e sobretudo, comparar com os outros países. E também quem é que paga as facturas, e, em que percentagem: Estado e Privados.

De acordo com alguns cálculos que fiz, Portugal terá gasto em 2012 cerca de 1,5% do PIB em actividades Investigação, a que corresponde uma verba aproximada de 2 476 milhões de euros, ou seja perto de 24 cêntimos por português.

Como se pode ver no Quadro 1, quando comparado com outros países, em custos “per capita”, Portugal aproxima-se bastante da Espanha e da Itália. Mas nestas coisas da Investigação está a “anos-luz” de países como a Alemanha e a Dinamarca (96 cêntimos e 1, 32 euros/habitante, respectivamente); e mesmo a França, não vamos além de 1/3 do que é gasto por cada francês para actividades de Investigação e Desenvolvimento. 




Por fim será importante saber quem financia estas actividades de I&D. Assim no Gráfico 4, podemos verificar que em relação à contribuição dos dinheiros públicos, neste conjunto de países, Portugal, percentualmente, ocupa desde 2008 o 1º lugar. Fazendo as contas por alto em valores absolutos, em 2007 o valor foi de 1 277 milhões de euros; em 2009 foi de 1 677 milhões; e em 2012 foi de 1 400 milhões de euros. Como se pode ver as diferenças não são assim tão grandes, como se anda por aí a fazer crer. 

  Gráfico 4 – Impacto das despesas com I&D nas despesas públicas de alguns países 2007 – 2012. 



Quanto às contribuições do Sector Privado, no Gráfico 5 podemos observar o contrário do anterior (lógico num país neo liberal!). Portugal, a par da Espanha e da Itália, são aqueles onde o sector privado menos contribui para a I&D, não passando em 2012, além dos O,7% dos respectivos PIB´s, praticamente metade da média da União europeia a 27 países que é de 1,42% dos respectivos PIB´s.

Em Portugal esse valor tem sido praticamente constante nos últimos 6 anos: 1 000 milhões de euros em 2007; 1 350 milhões em 2009; e 1 076 milhões de euros em 2012.

Comparando com as verbas do Sector Público, e tendo em conta que nas Empresas apenas trabalham 3 % dos doutorados, teremos de concluir que ou estes gastam muito, a Investigação anda a ser feita por outros, ou o Sector Privado anda a financiar os investigadores públicos!


    Gráfico 5 – Evolução das Despesas em I&D do Sector Privado em diversos países, 2007 - 2012 



Seria bom que alguém se dedicasse a Investigar e avaliar do impacto e os resultados desta política. 

Sem comentários: