quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Isto é o Estado no seu melhor...


700 Milhões/ano de suplementos! 

Que raio de Funcionário Público fui eu que, ao longo de 30 anos, nunca tive nenhum suplemento. Sim, porque ser Enfermeiro, não se corre qualquer risco! Ao menos podíamos estar isentos de Taxas Moderadoras dos serviços em que trabalhamos...  

Mas outros, até para tocar o sino!



“Desta factura dos suplementos ficam de fora os subsídios obrigatórios que o Estado tem de pagar aos seus funcionários: como o de refeição (520 milhões de euros) e ajudas de custo (120 milhões de euros). São apenas complementos salariais, muitos deles exclusivos de cada ministério, que são abordados no relatório das Finanças (inclusive os seus funcionários que recebem 18 meses/ano). E são, de facto, imensos.”

Vale quase tudo: "gratificação para o tratador de solípedes", que abrange 350 trabalhadores e custa por ano 45.992 euros; "gratificação de trânsito", para 3337 polícias e que vale 942 mil euros; ou "abono de alimentação para pessoal impedido nas messes", para 300 funcionários e que custa 253 mil euros.

O grosso, porém, dos suplementos pagos pelo MAI diz respeito aos complementos salariais das forças de segurança - são 76 milhões de euros. Mas esses, tal como os 120 milhões de euros pagos nas Forças Armadas pela "condição militar", não são abrangidos pela revisão da tabela. Em nome do estatuto de excepção daquelas carreiras,, esses valores ficarão intocáveis.

(leia o resto aqui)


2 comentários:

Clarimundo Lança disse...

Olhe o amigo já escreve segundo o novo acordo...é que o português está um bocadito preto...Foste almoçar fora?
Clarimundo

João, disse...

Obrigado meu caro Clarimundo.

Isto é o que dá escrever coisas à pressa, e carregar em botões errados! Acho que já corrigi. Felizmente que não sou deputado...