quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ai se fosse Coelho a dizer uma coisa destas?


O homem está desde já beatificado. Se fosse alguém de direita a dizer uma “bacorada” destas, serviria pelo menos, para a domesticada comunicação social canhota tipo “sim-sim”, abrir durante uma semana telejornais e noticiários, e até ouvirem a opinião dos gajos e gajas da Casa dos Segredos.  

Parece que o Costa pode dizer tudo o que lhe apetecer com aquele sorrisinho de “xico esperto” meio redondo, meio quadrado. Se ainda só manda em Lisboa, como será se vier a mandar no país?

O Costa decreta, está decretado. 

Lisboa tem mesmo de se aguentar com o São Pedro. Por enquanto, porque será bem pior quando for o Santo António (costa)...

2 comentários:

João, disse...

Jessica Athayde: a primeira vítima de António Costa e do seu excesso de hidratos!
por João Lemos Esteves

1. Começamos hoje com uma confissão: temos andado bastante entediados com a actualidade noticiosa portuguesa. Nada parecia acontecer de interessante. Que merecesse a nossa atenção entusiasmada, o nosso olhar crítico permanente e a nossa vontade de registar o nosso ponto de vista diariamente. Contudo, ontem, ganhámos um novo alento. Portugal aqueceu de novo. A actualidade voltou a ser interessante!

2. Qual o facto que aqueceu o país noticioso, embora, meteorologicamente, esteja bastante frio e chova copiosamente? Dirá o leitor: o anúncio das medidas que constarão do Orçamento de Estado para 2015. As novidades do Orçamento. A iniciativa política renascida de Passos Coelho. Não, meu caro leitor, nada disso: a grande notícia que marca a actualidade é, nem mais, nem menos que…a acusação de excesso de hidratos consumidos pela Jéssica Athayde! Para nós, trata-se indubitavelmente da notícia mais relevante: comparado com o excesso de hidratos da talentosa actriz, o Orçamento de Estado é algo menor. Sem relevância nenhuma!

3. Bom, nós sobre a questão de fundo, vimos a fotografia muito a correr, pelo que devolvemos a palavra ao nosso especialista nestas matérias que é o Vítor Rainho (o qual escreveu ontem um excelente texto sobre o tema dos falsos hidratos a mais de Jessica Athayde), com o qual estamos de acordo. A mensagem relevante aqui é a seguinte: minha cara Jessica, não se preocupe com as críticas – resultam da inveja crónica nacional. Em Portugal, ninguém é poupado a críticas muito violentas. Todos, excepto um: António Costa – mas esse não conta. Costa não é uma pessoa – é um supra-Deus.

4. Sabe o que é um Supra-Deus, Jessica? Não? É alguém que está acima do próprio Deus. Nós, seres humanos, crentes, rezamos a Deus – o António Costa não! É Deus que reza ao António Costa! Quando há inundações em Lisboa, diz-se que é um acto de Deus (act of God)! Ou seja, que a culpa é vossa, meu Deus! Porque o António Costa falhar, nunca falha: como é que um ser tão maravilhoso, tão perfeito, tão sábio, tão competente, pode falhar? Não pode! É uma impossibilidade lógica! Quem deveria ter previsto e prevenido as consequências negativas das chuvas fortes em Lisboa? Deus? Funcionários da Câmara? Não interessa! O António Costa é que não era de certeza! Se o António Costa não faz, então é porque não era para fazer! O Costa sabe sempre o que fazer – e o que faz, faz sempre bem! Cessem de Alexandre e Trajano, as vozes dos hereges que se atrevem a colocar em causa a perfeição do António Costa!

(continua)

João, disse...

5. Jessica, como podes ver, tu própria és uma vítima do António Costa: é que o António Costa é tão perfeito, é tão perfeitinho – que os jornalistas e a malta que comenta acharam que tu até nem estavas mal, mas que se fosse o António Costa não tinhas hipótese! É que, se fosse o António Costa, os hidratos, as proteínas, as vitaminas, o complexo B, estaria tudo perfeitinho! O António Costa veio elevar o nível de exigência, Jessica! Com o António Costa, agora é outra coisa! Tudo é diferente, Jessica! O António Costa é homem, mas, dada a sua perfeição sobrenatural, para muitos jornalistas políticos, o Costa é o arquétipo de perfeição, masculina, feminina, tudo! E Jessica, atenção: da próxima vez que quiseres um chocolate, qual é que vais escolher? O chocolate que o António Costa costuma comer! Porquê? Porque, segundo a grande maioria dos comentadores políticos portugueses, se o António Costa come é porque é o chocolate da perfeição! Tudo diferente com o Costa! Como escreve um jornalista de um semanário português, “Se não for do Costa, então já não se gosta”.

6. Jessica, sabes que o António Costa também é o lutador de Kung Fu mais perfeito à face da Terra? Não sabias? Ah! É que, ontem, na SIC NOTÍCIAS, o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, muito independente como sabes (começou por dizer que não é de nenhum partido – mas, no afinal, assumiu que foi apoiante e votou em Costa…), mostrou, finalmente, porque todos devemos votar no Costa: é que o Costa sabe…imagina…sustém a respiração, Jessica…e vai…dar um murro na mesa! Toma lá, Passos Coelho…responde a esta: o António Costa vai dar um murro na mesa! António Costa é ainda mais perfeito do que o Mister Miyagi do “Karaté Kid”! E quem não quer ter um Primeiro-Ministro que dá um murro na mesa melhor ainda do que o Mister Miyagi? É o nosso sonho desde a fundação da Pátria! Enfim, António Costa é mais do que homem, mais do que um Deus! Será um cometa? Será uma estrela? Não: é António Costa.

7. Enfim, ironias à parte, é pornográfico o mito que se está a criar em torno de António Costa por um certo poder mediático. O homem está calado – é genial. O homem diz “bom dia” – é genial. O homem espirra – é genial. E já está com excesso de hidratos políticos: o PS já apresenta gorduras desnecessárias. Parece que António Costa já promete tudo a todos, incluindo lugares para os amiguinhos. E, tanto quanto sei, António Costa é apenas mais um candidato a Primeiro-Ministro em 2015. Apenas isso!

8. E alguém acredita que um homem que promete abrir à esquerda, aos comunistas e parte do Bloco, mas simultaneamente mante (pelo menos) o diálogo com o PSD e o CDS – vai ser capaz de fazer alguma reforma do Estado? Vai tomar iniciativas políticas convictas e diferentes? Que agradem aos comunistas e à direita? Claro que não! Cuidado com o excesso de “hidratos” políticos, Costinha!