terça-feira, 4 de novembro de 2014

A Retórica em números (1)


A partir de agora, e pelo menos uma vez por mês, darei a conhecer a todos aqueles que visitam este espaço, alguns dados sobre os que por aqui passam (à beira dos 50 000 em 4 anos de publicações regulares), e os temas que por aqui vou postando que mais interesse parecem despertar.

Tendo em conta que esta é uma das minhas formas de comunicar com o mundo sobre aquilo que dele observo, não me preocupando muito se tenho muitas ou poucas pessoas que me lêem, já que muitas vezes escrevo apenas para mim próprio e para quando chegar a minha hora do esquecimento vir aqui como quem consulta uma cábula sobre o meu passado. No entanto, alguns dos meus amigos que me lêem (ou olham, pelo menos, para os títulos), ficam admirados quando lhes digo os dados que possuo, e por isso, a partir de agora vou passar a partilha-los. Não porque isso me importe demasiado, mas sobretudo, para dar a conhecer, que no universo, há sempre alguém que nos serve de eco.

Mesmo a propósito, sobre estas coisas da blogosfera, escrevia hoje, aqui, o Pedro Correia no seu Delito de Opinião: 

"Um dia hei-de escrever algo mais profundo e consistente sobre a blogosfera. A possibilidade de trocarmos ideias, experiências e contactos - mesmo com gente que pensa de maneira muito diferente - é absolutamente inestimável. Isto só é possível quando escrevemos num meio em que aquilo que mais importa é comunicar. Não para convencer ninguém, mas para persuadir. Não para exibir códigos tribais, mas para captar sinais de outras "tribos". Nada a ver, portanto, com os eflúvios narcisistas agora tão em voga com a febre das "redes sociais" onde apenas uma palavra importa. A palavra eu..."

Assim nos últimos 30 dias, como se pode ver no Gráfico 1, passaram por aqui 1 740 visitantes, que dá uma média de 60 visitas/dia. O dia que registou maior número de entradas foi atingido ontem com 155 visitantes, sobretudo devido ao Post sobre a discussão do Orçamento da CM de Marvão para 2015. Esta demanda é recorrente, sempre que escrevo algo sobre o concelho de Marvão o “contador” dispara! Sinal que há nos marvanenses alguma “sede” de lerem algo sobre o concelho e desfrutaram de alguma informação, tão carente, e descurada, no concelho.


Durante estes últimos 30 dias, 2 dos 5 Posts mais procurados foram, com alguma surpresa minha, coisas que já escrevi há alguns tempos atrás – Um dedicado ao meu amigo Pedro Sobreiro; e outro sobre as minhas experiências “grevistas” antes do 25 de Abril, mas que, surpreendentemente, parecem agora despertar alguma curiosidade. O ranking dos 5 mais procurados foi o seguinte:  

1º - Post para o meu amigo Pedro Sobreiro(publicado em 24/2/2013)
2º - Mais uma época “futeboleira” (publicado em 10/10/2014)
3º - Memórias do dia 22 de Janeiro de 1974 (publicada em 22/01/2014)
4º - Questões de fé ou o marasmo do 3º mandato (publicado em 03/11/2014)
5º - Com a “saúde” não se deveria brincar (publicado em 22/10/2014)

Quanto á origem do público, a grande maioria é de Portugal (65%); os restantes são oriundos de: Estados Unidos (11%); França, Ucrânia e China (6% cada). Os restantes 6% são de outros países.

Por fim, os 2 temas mais procurados de sempre, dizem também respeito, a 2 assuntos sobre o concelho de Marvão, nomeadamente, sobre o imbróglio do Concurso sobre o Restaurante da Piscina da Portagem:

1º - Coisasmuito feias (1) – Publicado em 2/12/2013
2º - Coisasmuito feias (3) – Publicado em 27/2/2014

Entretanto, por aqui irei continuando, e um obrigado pela vossa visita. Aporta está sempre aberta, é só entrarem, não precisam pedir licença...

2 comentários:

Helena Barreta disse...

Eu entro aqui diariamente, na maioria das vezes entro e saio sem dizer nada e enquanto a "linha editorial" se mantiver assim sou leitora fiel.

Bom fim-de-semana.

Um abraço

João, disse...

Helena, porta está sempre aberta, sobretudo para si, pela sua simpatia.

Obrigado, e um bom fim-de-semana também para si.