segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Morre muita gente na minha terra...


Morre muita gente na minha terra. Nasce pouca gente na minha terra e, muitos, para sobreviverem têm que sair de lá. Por isso perdemos mais de metade da população em pouco mais de 40 anos. No meu concelho de Marvão éramos cerca de 8 000 residentes em 1971. Nos dias de hoje, serão pouco mais de 3 000 almas vivas, as que aí residem.

Morre muita gente na minha terra. E continuarão a morrer nos próximos anos, já que 35% dessas 3 000 almas vivas (1 000 pessoas), têm mais de 65 anos. E como ninguém é eterno, nos próximos 15 anos, a maioria destes mais aqueles que a dita não vai poupando, o concelho de Marvão ficará com pouco mais de 2 000 habitantes.

Morre muita gente na minha terra, e não há volta a dar. Não há estratégias que invertam esta situação, por mais que, determinados papagaios da política quer locais quer nacionais, enunciem mudanças e promessas vãs, mas sem qualquer fundamento. Esta é uma realidade com que teremos de viver e que, em minha opinião, só através de uma qualquer catástrofe será invertida, seja ela natural (terramoto ou inundações no litoral), seja ela social (guerra ou fome, que obrigue as pessoas a refugiarem-se no interior do país).

Morre muita gente na minha terra. E nem sempre são só os velhos a quem não é conhecido outro destino. Só nos primeiros 10 dias deste ano, que eu saiba, a dita, se encarregou de levar 4 almas de meia-idade (menos de 60 anos). 3 deles eram meus amigos e mais novos do que eu: O João José (meu primo); o Luís Mourato (meu vizinho e amigo que conheci nos anos oitenta); e, agora o Mário, meu amigo de infância e criação, por causa de quem levei os primeiros tabefes de meu pai, por com ele me entreter em brincadeiras de gaiatos quando ia buscar o tabaquito para o “velho Buga” à loja de sua mãe que conhecíamos na Abegoa como a “ti Piedade”.

Morre muita gente na minha terra. E muitos marvanenses têm por hábito irem aos funerais dos que partem. Serão nobres a maioria das razões e sentimentos porque muitos o fazem, sem discussão. Mas nos últimos anos, instituiu-se algo que me parece aberrante, descabido, e mesmo cínico: a excursão folclórica dos políticos aos funerais na hora do enterro. Sem discrição, com comportamentos automatizados, a federem a falsidade, baseados naquilo que é denominada “ estratégia do beijinho”! 

Usando e abusando, sem escrúpulos, a fragilidade com que se encontram as famílias do ente que partiu, a verterem lágrimas de crocodilo à vista de todos, e, que todos comentam. Num destes dias, um amigo meu, confidenciava-me “Desta vez, um dos ditos, apareceu em grande estilo, na sua melhor forma, dando beijinhos a todos os que mexiam. Beijinhos não, porque ele não beija. Ele mete apenas a fuça a jeito, e são as pessoas que o beijam a ele.”

Num meio rural, com cada vez menos gente, em que tudo se repara e compara, até a presença destas personagens nestes locais e nestas situações, faz a diferença: “... ah, até o senhor presidente, da câmara ou da junta, estavam ”, ou “vejam lá, que nem o senhor «presidente» apareceu. Só nos vêm quando precisam dos nossos votos...”, etc. E eles sabem disto, não admira por isso que estejam sempre lá. E por outro lado, estas cerimónias, são por estes tempos também as mais frequentadas. 

Então para quê perder tempo com campanhas eleitorais a fazer política, a ouvir queixas, a descentralizar assembleias, a discutir as melhores estratégias para o bem comum, dar a conhecer os resultados da administração da coisa pública, que deviam ser as suas principais preocupações? Vamos aos funerais, está lá toda gente, parece mal estarmos a falar de política, distribuímos beijinhos às senhoras, apertos de mão (bem apertados) aos cavalheiros, e votem em nós que somos uns gajos porreiros!

Já “vivi”, em tempos, estratégias políticas com esta gente, sei o que pensavam e o diziam dos seus antecessores: “... o A só fazia campanha nos funerais; o B só vai às missas e às procissões”. E agora, qual é a diferença? Até têm uma “escala” para comparecerem, e não lhes falhar ninguém (sei do que falo). Ao menos que sejam genuínos e discretos. Cumpram as vossas funções para com os vivos e deixem os mortos em paz. Ajudem as pessoas em vida, ou na doença, e honrem-nos com a missão para que foram eleitos.   

Vai continuar a morrer gente na minha terra. Eu não gosto que os funerais sirvam para campanha dos políticos, por isso escrevi este artigo. E quando chegar a minha vez, não quero “politiquices”. Citem Mário de Sá Carneiro, e contribuem para o meu desejo em vida:

“Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos saltos e aos pinotes,
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas!

Que o meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza...
A um morto nada se recusa,
Eu quero por força ir de burro...”

1 comentário:

Anónimo disse...

Morre muita gente na sua terra, e os poucos jovens que lá há acabam por sair. Preenchem lugares noutras terras onde são bem recebidos e onde lhes são dadas condições para construírem a sua vida. Infelizmente é um defeito de todas as terras como a sua. Deviam segurar os jovens e deixa-los criar ai as suas famílias, sem para isso terem que se tornar obrigatoriamente empreendedores.