quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Porquê?


descoordenação e o pouco tino do executivo marvanense continuam, e a falta coerência também. É normal quando existe um poder centrado numa só pessoa, e que gosta muito de falar e pouco de ouvir.

Assistimos no dia do concelho a uma homenagem em massa de diversos marvanenses e não só (um ex Alcaide de Valência também foi bafejado). Não irei discutir minimamente, ou por em causa, todos aqueles que individualmente ou em associação, foram homenageados. Se o foram é porque lhes é reconhecido mérito por algo que fizeram ao longo do seu percurso de vida pela comunidade marvanense. O que quero questionar são os critérios (ou falta deles) na escolha e oportunidade das diversas distinções, a sua falta de coerência, e de quem será a responsabilidade última de olhar para estas coisas, e decidir. 



O grupo de homenageados com Antónia Moura Andrade e as filhas de João Dinis Carita e Manuel Pedro da Paz.

Antes de referir concretamente essa falta de coerência nas nomeações, quero informar que tive com a personalidade em causa, sempre uma divergência política pela sua condução dos destinos do concelho, mas a quem sempre respeitei como Presidente do meu concelho e, hoje, passados que são dez anos, tem para mim um valor idêntico a todos aqueles que o precederam, e espero que o mesmo se mantenha para os seus vindouros. Refiro-me concretamente a Manuel Bugalho, Presidente da Câmara Municipal de Marvão entre 1998 e 2005.


 Numa data em que são homenageados 3 dos presidentes dos últimos 50 anos:

- João Dinis Carita: 1964 – 1973
- Manuel Pedro da Paz 1977 – 1985
- António Moura Andrade 1985 – 1997

E anteriormente já tinha sido homenageado Manuel Magro Machado (1956 – 1963), alguém me explica porque não se fez agora a homenagem, passados 10 anos sobre o fim do seu último mandato (2005), a Manuel Carrilho Bugalho?

Nota: Se para homenagear António Moura Andrade (que sempre foi eleito nas listas do PSD), foi preciso ser o Partido Socialista a fazer a proposta; seria da mais elementar astúcia (para além da justiça) que os dirigentes do PSD de Marvão tivessem feito o mesmo em relação a Manuel Carrilho Bugalho. Mas para isso era preciso que o PSD de Marvão tivesse dirigentes!


3 comentários:

Fernando disse...

A proposta que o PS - Marvão apresentou a 03 de Agosto incluía o Dr. Manuel Carrilho Bugalho, mas para lhe ser atribuída em 2016. Porquê 2016? Por uma questão de justiça entendemos que deveríamos dar prioridade ao Sargento Paz, D. Elvira e Sr. Andrade. A multiplicação de distinções não prestigia o acto de distinção nem os homenageados, sejam particulares ou instituições/Associações, pelo que consideramos que há que ter critérios claros, objectivos e praticáveis ao longo dos tempos. Em 2016 reafirmaremos a proposta que apresentámos de distinguir o Dr. Manuel Carrilho Bugalho.

João, disse...

Meu caro Fernando, do ponto de vista do PS nada tenho a apontar, fez o seu papel, certamente bem, ao querer dar destaque individual em 2016 ao seu último presidente. E ganhou pontos ao ter a coragem e sagacidade de propor António Andrade, e que este reconheceu e enfatizou várias vezes no seu discurso de agradecimento. Estiveram bem, ponto final.

Mas para um marvanense anónimo, quando vê todos os ex presidentes homenageados, e fica de fora Manuel Bugalho, acho que tem dificuldade em perceber. Ainda por cima, se esse marvanense for um militante do PSD, vê o PS propor um ex-presidente da área do PSD, e não vê o seu partido ter a mesma deferência para Manuel Bugalho, algo anda mal na lógica política!

O problema ainda é mais grave quando, quem decide (executivo do PSD), vê tudo isto acontecer, e nada faz.

Porque achas que será?

Luís Bugalhão disse...

ó JBugas, a falsa modéstia é tão grave como a petulância. tu, um marvanense anónimo??!!!...